Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Truques para manter o chão limpo



Conseguir uma lida da casa eficiente e duradoura é algo que assombra toda gente, desde a pessoa mais organizada à mais desarrumada. Num mundo vivido sempre a alta velocidade e onde o tempo é o bem mais precioso, torna-se por vezes complicado manter o lar limpo durante longos períodos de tempo. O trabalho e a correria do dia-a-dia esgotam as energias de qualquer um e a limpeza da casa vai ficando para segundo plano. Felizmente, existem formas de otimizar o seu tempo e manter o chão da sua casa sempre apresentável para visitas inesperadas ou para simples regozijo pessoal.

 

 

Estes são alguns truques para manter o chão de sua casa sempre limpo:

1. Bons hábitos

Pode parecer uma verdade de La Palice, mas a verdade é que terá de limpar o chão de sua casa muito menos vezes se não o sujar com tanta regularidade. A sujidade que encontra nas diversas divisões de sua casa pode ser dividida em dois grupos: a inevitável, que é causada pelo uso constante da casa; e a de descuido, que acontece por preguiça e desmazelamento. Ao incutir bons hábitos e uma noção elevada de cuidado na sua rotina diária, irá notar que o chão se mantém limpo por mais tempo, sem necessidade de manutenção.

2. Disciplina

Este truque tem tanto de óbvio como de complexo. Depois de adquirir bons hábitos e de transmiti-los aos restantes integrantes da casa, é preciso manter a boa conduta sem qualquer tipo de exceção ou desculpa. Educar os mais novos no sentido de cumprir as regras de limpeza estipuladas é uma tarefa hercúlea e desgastante, mas que dará os seus frutos no médio prazo. Se todos contribuírem para um ambiente limpo e arrumado, o esforço que é alocado a limpezas do chão de sua casa diminui de forma drástica.

3. Atuar rapidamente

Muitas das nódoas ou manchas que encontra no chão de sua casa tornam-se difíceis de limpar devido ao muito tempo que passou entre o momento que causou a sujidade e aquele em que decidiu fazer a limpeza. Com efeito, atuar imediatamente é um dos truques mais eficazes para manter o chão sempre limpo. Todas as nódoas encrustadas são mais difíceis de remover e exigem um esforço maior da sua parte, tanto ao nível físico, como se tempo e até de despesa com produtos mais caros. Quando as manchas estão frescas, o processo de limpeza é bastante fácil e rápido.

4. Tapete e calçado fora

As poeiras e sujidades trazidas do exterior são responsáveis por grande parte da falta de asseio do chão de sua casa. Neste sentido, existem duas formas de conter o ritmo de deterioramento do seu lar. Retirar o calçado antes de entrar em casa é uma medida fácil e que fará maravilhas pela limpeza das diversas divisões da sua habitação. Outra medida importante é colocar um tapete à entrada da porta para que, antes de retirar o calçado, seja possível sacudir os ténis ou sapatos e impedir que exista sujidade ou impurezas a serem transportados para o interior de sua casa.

5. Fazer da limpeza uma festa

Apesar de todas as medidas profiláticas, será necessário limpar o chão de sua casa com maior ou menor frequência. Estas são tarefas muito pouco populares no seio de qualquer família, mas que têm também o seu lado divertido. Nos dias de limpeza, convoque os diferentes elementos da casa, coloque uma música “mexida” e inicie algumas brincadeiras com os colegas de limpeza menos entusiasmados. Esse ambiente descontraído fará com que se vá deixando de lado a faceta fastidiosa da limpeza. Se tiver sucesso, verá que transformou uma “obrigação” num momento de diversão.





No Comments

Add Comment