Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

O apartamento perfeito para os estudantes



Em 2020, foi realizado um levantamento entre estudantes de diversas partes do mundo, com o intuito de desvendar quais critérios são mais valorizados por esse grupo na busca pelo seu apartamento perfeito. Através de um questionário cuidadosamente elaborado, os idealizadores dessa pesquisa conseguiram vislumbrar em maiores detalhes quais são os gostos e as principais necessidades dos estudantes que deixam a casa dos pais para morar próximo de seus colégios e universidades.

 

 

Quando questionados se estão satisfeitos com o apartamento em que moram, cerca de 86% dos estudantes concordou que sim. Entre aqueles que declararam não estarem atualmente satisfeitos, a justificativa mais comum foi o valor elevado do aluguel, seguido pelo motivo de considerarem o imóvel em que vivem muito antigo ou pequeno demais.

 

Outra pergunta presente no levantamento era sobre qual comodidade extra os estudantes estariam dispostos a pagar um pouco mais caro para terem acesso. Quase 24% dos participantes responderam que pagariam a mais por uma varanda. Uma parcela inferior dos estudantes também declarou que pagaria a mais por uma área de lazer no prédio, com piscina e academia, por exemplo.

 

Uma curiosidade interessante é que, entre os estudantes ouvidos, cerca de 26% declarou ter se mudado de apartamento duas vezes nos últimos dois anos. O principal motivo para essas mudanças relativamente frequentes foi o fato de ter encontrado um imóvel melhor.

 

No que diz respeito a dividir o apartamento com outras pessoas, 31% dos inquilinos estudantes afirmaram que preferem compartilhar o imóvel com outros dois colegas, preferenciamente com gostos e um estilo de vida similar ao seu. Já em relação a morar com animais de estimação, 57% dos participantes desse levantamento responderam que gostariam de viver em um imóvel que permitisse a presença de um gato ou cachorro.

 

A análise final da pesquisa reforçou o quanto o valor do imóvel para locação é visto pelos estudantes como um fator determinante ao escolher onde morar. Como a maior parte dos jovens dessa idade ainda são sustentados pelos seus pais ou vivem por meio de bolsas de estudo, o preço do apartamento acaba sendo fundamental, mais do que para grupos de outras faixas-etárias. Por essa razão, é importante que os proprietários que planejam alugar seus imóveis para estudantes estabeleçam uma relação entre qualidade-preço bastante justa.

 

Mas isso não é tudo. O levantamento também identificou que outro dado de suma importância para os estudantes é a localização. A ordem de preferência entre a maioria dos participantes ouvidos pela pesquisa era de que o imóvel fosse perto da sua universidade ou centro acadêmico, mas além disso, a proximidade com regiões centrais da cidade e com pontos ligados pelo transporte público também foram descritos como fundamentais pelos estudantes.

 

Com isso, é possível notar que os detalhes internos do apartamento, como o tamanho dos cômodos, o tipo de piso ou a quantidade de banheiros disponível, não são o principal para a maior parte dos estudantes entrevistados pelo levantamento. Contrariamente, os jovens desse grupo se preocupam muito mais com o valor do aluguel e a sua localização, apesar de estarem dispostos a pagar um pouco mais caso o local ofereça certas comodidades extras.

 

Sendo assim, os proprietários que planejam alugar seus imóveis para esse tipo de inquilino devem se atentar a essas prioridades para conseguirem oferecer o apartamento perfeito para os estudantes. Reformas internas que aumentem expressivamente o valor do local, por exemplo, são pouco indicadas, pois vão de encontro a premissa básica desses jovens, que é poupar o que for possível com suas acomodações. Caso contrário, aumentam as chances de haver uma alta rotatividade de inquilinos e intervalos de tempo nos quais o imóvel pode acabar desocupado.





No Comments

Add Comment