Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Limpar a cozinha: 5 dicas



Manter a cozinha limpa é uma das tarefas domésticas mais trabalhosas por ser o local onde se preparam as refeições. Por isso, é essencial manter uma higienização completa e com certa frequência. 

 

Hoje trazemos algumas dicas eficientes de como otimizar o tempo e limpar a cozinha da melhor forma. Começamos!

 

 

 

1. Limpe o piso com vinagre de limpeza

 

Além da limpeza diária mais simplificada, que pode ser feita somente com pano e desinfetante, é preciso ter um cuidado extra com o chão da cozinha, pois costuma acumular bastante gordura.

 

Para resolver o problema, uma ótima dica é usar uma mistura caseira que leva vinagre de limpeza. Também pode optar por misturar 750 ml de vinagre de álcool, 150 ml de álcool e desengordurante, basta aplicar a solução no chão, no balcão, exaustor e esfregar com um pano ou uma vassoura. Deixar agir cerca de 20 minutos e enxaguar.

 

2. Higienize a pia com água quente e limão

 

Alguns tipos de alimentos, como carne e peixe, costumam deixar alguma gordura na superfície da pia, o qual somado à gordura habitual do dia a dia podem deixar esse odor ainda mais forte. Para evitar esse problema e acabar com a acumulação de sujeira nesta divisão da casa, um truque simples e fácil é usar uma mistura de água quente misturada com limão natural espremido.

 

É possível tanto despejar essa mistura caseira na pia como também limpá-la com o auxílio de uma esponja. Além de eliminar bactérias, essa solução ainda ajuda a resolver entupimentos.

 

3. Esterilize o microondas com eficiência

 

Mesmo utilizando uma embalagem de plástico para aquecer as comidas, o microondas está entre os eletrodomésticos com o maior acúmulo de sujidade e odores pouco agradáveis. Não é nada fácil retirar a gordura e os restos de comida que ficam agarrados nas laterais do microondas, mas para agilizar essa tarefa, uma dica de ouro é espremer a metade de um limão em um copo e completá-lo com água. Depois, coloque o copo dentro do aparelho e aqueça a mistura por 1 minuto e 30 segundos.

 

Feito isso, deixe o copo dentro do equipamento por outro minuto e a ação dessa solução somada ao calor fará com que a gordura e os restos de comida amoleçam e se soltem bem mais rápido!

 

4. Limpe a frigideira sem estragar a parte antiaderente

 

Após o uso, é comum que acumulem crostas de gordura na frigideira, as quais são bem complicadas de se limpar, especialmente sem prejudicar a película antiaderente do utensílio. Para limpá-la, o truque é esquecer as esponjas de aço e esfregar sal grosso por toda a superfície da frigideira, o que desinfeta completamente o equipamento e tudo isso sem estragar sua película.

 

5. Deixe os talheres brilhantes e com aspecto de novos

 

Conforme o seu tempo de uso, é natural que o jogo de talheres ganhe uma aparência opaca e envelhecida, ainda que seja lavado da forma correta. Porém, a boa notícia é que é possível devolver o aspecto brilhante a esse item. Para isso, basta misturar limão espremido com bicarbonato de sódio e lavar os talheres com essa solução. Essa mistura caseira é bastante eficiente e traz um resultado instantâneo.





No Comments

Add Comment