Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Como ser um bom inquilino



O esforço de ser um “bom inquilino” é algo fundamental para conseguir manter uma boa relação com a imobiliária e os proprietários do imóvel, requisito importante para aqueles que preferem evitar problemas, especialmente durante o processo de devolução do imóvel. Ter essa postura também é algo capaz de facilitar a convivência entre as partes e fortalecer o diálogo.

 

 

Sendo assim, para exercer com maestria esse papel de bom inquilino, a seguir estão alguns conselhos simples sobre o que fazer e o que não fazer.

 

1. Respeite as obrigações previstas no contrato

Além de ser um requisito fundamental para ser um bom inquilino, cumprir o que está previsto em contrato é lei e algo essencial para a boa convivência entre a imobiliária e o locatário. Desse modo, o inquilino possui a obrigação de utilizar o imóvel respeitando tudo o que foi anteriormente acordado. Se o contrato informa que a utilização do espaço é exclusiva para fins residenciais, por exemplo, não é permitido transformar o imóvel em um comércio ou sala comercial.

 

2. Não realize obras sem ter uma autorização prévia

Apesar de ter o controle temporário sobre o imóvel, o locatário precisa se lembrar que não é o proprietário. Portanto, os inquilinos não possuem a autonomia de fazer obras e reformas no espaço sem permissão, mesmo que sejam ações consideradas “simples” e “necessárias”. Antes de iniciar esse tipo de mudança, é preciso solicitar uma autorização formal e escrita pelo dono do imóvel. Vale mencionar que também é importante manter o espaço conservado para, no momento de sua devolução, o mesmo estar da mesma forma de quando foi alugado.

 

3. Cuide do imóvel como se fosse o seu dono

Ainda no quesito conservação do espaço, é preciso preservá-lo não somente nos aspectos visíveis, mas de maneira generalizada. Geralmente, ao devolver o imóvel, o local passa por uma avaliação, o que exige que o inquilino tenha o cuidado de devolvê-lo limpo e pintado, por exemplo. Indo mais além, um bom locatário ainda se preocupa em checar a parte hidráulica, elétrica, e qualquer outro bem que esteja incluso, como armários embutidos, lustres e etc.

 

4. Encaminhe possíveis correspondências do proprietário

Apesar de não ser uma certeza, é possível que o imóvel receba documentos, cartas e correspondências em geral no nome do proprietário ou do inquilino que morava no local anteriormente. Em nome da cortesia, o ideal é informar à imobiliária ou ao dono do imóvel assim que possível e aguardar suas orientações sobre como proceder. Esse tipo de gentileza é fundamental para manter uma boa relação entre as partes envolvidas.

 

5. Quite as contas dentro do prazo

Em alguns casos, os inquilinos possuem despesas ligadas ao imóvel como condomínio e gás, fora eventuais taxas extras relacionadas à manutenção do prédio ou condomínio. Seja como for, um bom inquilino sempre toma o devido cuidado de quitar as contas em dia, com uma atenção redobrada caso haja algum boleto no nome do proprietário. O pagamento do próprio aluguel, é claro, também não deve ser pago em atraso por locatários que desejam ter um bom relacionamento com o dono do imóvel em que vivem.

 

6. Procure o locatário ou a imobiliária somente quando necessário

O bom inquilino também deve ter o bom senso de só procurar a ajuda da imobiliária e do proprietário quando houverem problemas e situações pertinentes. Algumas questões do dia a dia, como uma falha simples no encanamento ou na parte elétrica, podem ser administrados pelo próprio locatário, para evitar sobrecarregar o dono com dilemas de fácil resolução.  





No Comments

Add Comment