Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Cinco truques para reavaliar a sua casa arrendada



Se a sua casa é um arrendamento e quer reavaliá-la, é necessário ter em consideração vários aspetos neste processo. Venha conhecer cinco truques para reavaliar a sua casa arrendada.

Tanto o inquilino como o proprietário de um determinado imóvel podem ter, a dado momento, interesse em ver a casa reavaliada, para as mais diversas finalidades.

 

 

Na verdade, em Portugal, as medidas recentes tomadas consideram até a possibilidade de os inquilinos com contratos de renda anteriores a 1990 pedirem às Finanças que reavaliem os imóveis nos quais residem, caso o processo de negociação de valores entre arrendatário e senhorio falhe. Esta medida visa a correção de situações nas quais o senhorio possa estar a cobrar valores excessivos devido a erros de liquidação do IMI ou à isenção neste imposto.

Em algumas situações, para a aplicação de rendas justas ou caso pretenda futuramente proceder à venda do imóvel, também o senhorio poderá manifestar interesse na reavaliação do mesmo, considerando, por exemplo, a inflação.

Assim, para ambas as partes, é importante compreender quais os aspetos que influenciam a avaliação da casa e de que forma podem ter a reavaliação feita. Conheça 5 estratégias para reavaliar a sua casa alugada.

 

1. Informe-se quanto aos preços praticados

O preço de uma casa depende de muitos elementos, incluindo o ano de construção, a área total do mesmo, a sua localização, a existência (ou não) de garagem e arrecadação e ainda as caraterísticas da própria habitação.

Para que possa reavaliar a casa, estes elementos devem estar na sua mente, devendo servir de ponto de partida para que pesquise os preços praticados na venda e arrendamento de imóveis equivalentes na sua região.

 

2. Considere o local onde a propriedade se insere

Como sabe, algumas das regiões do país contam com um maior preço por metro quadrado. Outras, pelas suas caraterísticas, poderão ter um preço menor.

No momento de reavaliar a sua casa alugada é importante que considere muitos aspetos que se conectam diretamente com a localização.

Considere, entre outras coisas, a cidade onde se encontra, o bairro em que se integra e as suas caraterísticas de qualidade de vida, as infraestruturas das proximidades (incluindo supermercados, escolas, transportes públicos, serviços, hospitais ou farmácias).

Todos estes elementos são favoráveis ao interesse e ao investimento, pelo que podem valorizar uma habitação.

 

3. Considere o estado da habitação

Os acabamentos e a conservação de um imóvel são pontos de análise fundamentais para reavaliar uma casa.

Problemas muito comuns nas habitações, como humidade, rachas nas paredes ou manchas podem desvalorizá-la. Atente ainda ao estado das estruturas metal, da canalização e da rede elétrica.

Por vezes, com pequenas reparações na habitação, poderá valorizá-la e obter a reavaliação pretendida.

 

4. Tenha atenção às tendências

Se tem como intenção fazer modificações prévias à reavaliação, um olhar sobre as tendências também pode ser pertinente.

Neste momento, por exemplo, pode ser uma boa alternativa unir a sua sala e a sua cozinha em open space ou transformar uma despesa sem uso num closet.

Estas tendências podem melhorar substancialmente a avaliação de uma casa alugada.

 

5. Avalie os complementos

Se a casa alugada estiver inserida num condomínio fechado, por exemplo, deve considerar as estruturas oferecidas pelo mesmo. Muitas vezes, nestes espaços comuns há piscinas, campos de futebol, ginásios ou mesmo sauna. Tudo isto deve ser considerado na reavaliação.

Outros elementos, não necessariamente aplicados em espaços tão elitistas, podem também ser elementos de valor para a habitação, como a existência de elevadores no prédio, de aquecimento central no interior da casa ou se a habitação estar inserida num prédio que tenha colocado painéis solares.





No Comments

Add Comment