Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Carta de rescisão do contrato de arrendamento



Se optar pela rescisão contrato arrendamento, terá de rescindir contrato com o envio de uma carta rescisão contrato arrendamento. Saiba quais as situações em que deve enviar esta carta e como deve apresentá-la.

 

 

Várias situações podem motivar uma carta rescisão contrato, sendo que existem vários motivos para um inquilino ou o seu senhorio optarem por, precocemente, avançarem com a rescisão de contrato.

Ao longo do tempo estipulado para este tipo de contrato, não só a vivência do senhorio e do inquilino podem alterar-se, como a própria experiência do arrendamento pode sofrer mutações. Referimo-nos, aqui, não só a situações de mudança de vida profissional que possam obrigar o inquilino a mudar de região, como também a situações de incumprimento por parte do proprietário ou do residente da habitação.

Em algumas situações, quando deseja a rescisão de contrato, existe a possibilidade de se esperar pelo término do mesmo, havendo apenas posteriormente a oposição à renovação do contrato de arrendamento pelo senhorio.

Ainda assim, tanto no que diz respeito ao senhorio como ao inquilino, poderão surgir situações que obrigam, definitivamente, a terminar previamente o contrato face à temporalidade estipulada.

Venha saber o que é a carta rescisão contrato arrendamento, quando e como deve escrevê-la e quais os moldes em que deve enviá-la.

 

O que é a carta rescisão contrato arrendamento?

A carta de rescisão é o documento que deverá ser enviado quando existe o desejo, de uma das partes do contrato de arrendamento (senhorio ou inquilino) de rescindir contrato antes que tenha sido cumprido o prazo estipulado pelo mesmo no momento em que foi firmado.

Esta carta é, pois, o documento que apresenta formalmente este desejo à segunda parte, devendo por isso ser enviado consoante o estipulado pelos termos legais.

 

Quando escrever uma denuncia contrato arrendamento?

A denuncia de contrato, sob a forma de carta, deverá ser enviada sempre que o inquilino deseje sair da habitação antes do tempo firmado contratualmente ou quando o senhorio desejar que o inquilino saia precocemente do imóvel.

Enquanto que o inquilino não necessita de justificar a sua intenção de saída, por razão de proteção legal dos inquilinos, o senhorio precisará de justificar a sua decisão, sendo que a mesma só será considerada válida caso o imóvel necessite de ser demolido ou remodelado; o senhorio ou um descendente direto necessitem de habitar o imóvel ou no caso de existir um incumprimento superior a três meses pro parte do inquilino.

 

Como enviar a denuncia de contrato?

Independentemente da parte que deseje fazer o envio da carta relativa à cessação precoce do contrato de arrendamento, esta deverá proceder ao envio da mesma 120 dias antes da intenção de sair/desocupar o imóvel (para arrendamentos de temporalidade superior a seis anos) e 30 dias antes (caso se trate de um arrendamento com temporalidade entre um e seis anos).

O documento enviado deverá ser uma carta registada com aviso de receção.

 

Exemplo de carta rescisão contrato arrendamento

Para o ajudar neste processo de rescisão de contrato, deixamos um modelo base para que saiba como pode escrever adequadamente a sua carta de rescisão de contrato de arrendamento.

 

À esquerda: (Nome e morada completa do inquilino)

À direita:(Nome e morada completa do proprietário)

 

(Localidade e data de envio da carta)

 

 

Denúncia do contrato de arrendamento

Caro Sr. (nome do proprietário),

Serve a presente carta rescisão contrato para lhe comunicar, tendo em consideração as normativas estipuladas por lei, a minha intenção de cessar previamente o contrato de arrendamento que celebrámos em (data da celebração do contrato).

Esta carta refere-se especificamente ao arrendamento do imóvel sito em (morada da habitação arrendada).

 

Comunico-lhe, portanto, a intenção de desocupar o imóvel até ao final do mês de (mês de saída do inquilino)

 

Com os melhores cumprimentos,

 

O inquilino,

 

(Assinatura)





No Comments

Add Comment