Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

As qualidades que você deve procurar em um inquilino



Arrendar um apartamento em Portugal é bastante simples, já que, recentemente, a procura é maior do que a oferta. Assim, muitos proprietários têm a possibilidade de escolher entre os potenciais locatários. Conheça as qualidades que deve procurar num inquilino.

Quando quer fazer o arrendamento do seu imóvel existem vários aspetos a considerar e, entre estes, sem dúvida, encontra-se a escolha dos potenciais inquilinos que ocuparão o espaço.

A escolha imponderada sobre os locatários pode trazer severos problemas ao proprietário, fazendo com que o investimento se transforme numa verdadeira dor de cabeça ou possa mesmo resultar em prejuízo.

 

 

Entre as principais preocupações dos proprietários de imóveis, no momento de arrendar a novos inquilinos encontra-se o temor de que o locatário possa não zelar da melhor forma pelo imóvel arrendado ou de que não cumpra os seus deveres financeiros, com pagamentos atempados da devida renda.

Outras situações podem ainda resultar da escolha errónea dos inquilinos, o que torna de máxima importância conhecer os fatores de análise a ponderar no momento de procurar um locatário.

Evidentemente, para que conheça os fatores de alarme, é muito importante que saiba quais as qualidades que você deve procurar num inquilino.

Hoje, foi sobre esta temática que nos debruçámos, para garantir que conhece todos os aspetos a considerar antes de arrendar o seu imóvel a novos inquilinos.

 

Analise os potenciais interessados

Hoje em dia, o cenário imobiliário português cria um espaço privilegiado para que os proprietários possam triar os potenciais interessados, antes mesmo das visitas ao imóvel.

A grande procura por apartamentos para arrendar faz com que se consiga, mesmo por via telefónica, fazer uma pré-seleção dos interessados na habitação.

Com um perfil de inquilinos em mente, o proprietário pode evitar, à partida, que pessoas com perfis que não correspondam ao seu público-alvo integrem a lista de hipóteses para o arrendamento do seu imóvel.

 

Pesquise o interessado na Internet

As redes sociais, em particular e, de forma mais genérica, a Internet, é hoje um espaço de livre pesquisa sobre as pessoas e as suas vidas, existindo várias informações publicamente acessíveis e de livre acesso.

Uma rápida pesquisa pode ajudar a compreender qual é o estilo de vida dos potenciais inquilinos e até que ponto esta se adequa ao imóvel ou ao condomínio no qual acontece o arrendamento.

Pode ainda ajudar a conhecer melhor o perfil da pessoa que habitará o seu imóvel.

 

Perceba quem morará na habitação arrendada

Será diferente arrendar um imóvel a um idoso, a estudantes, a famílias ou a um indivíduo em começo de vida. Assim, é importante saber quantas pessoas irão habitar o apartamento, bem como a existência ou não de animais de companhia.

 

Tenha preferência por pessoas empregadas ou com garantias

Pessoas com empregos estáveis, que possam apresentar comprovativos de IRS’s anteriores ou que tenham a segurança de um fiador podem ser melhores opções, caso queira garantir o pagamento certo e atempado da renda contratualmente estipulada.

Poderá ainda pedir uma cópia do atual contrato de trabalho ou dos últimos recibos de vencimento.

 

Prefira inquilinos que lhe ofereçam referências

Falar com os anteriores senhorios de um locatário ou com um eventual empregador poderá servir de referência, para garantir a integridade do potencial inquilino do seu imóvel.

Recomenda-se que sejam pedidas três referências e respetivos contactos.

 

Tenha em consideração a disponibilidade para pagamentos adiantados e caução

Uma forma muito utilizada na triagem de inquilinos prende-se com a solicitação de duas rendas em avanço e de uma caução (usualmente correspondente à última renda na habitação e que salvaguarda eventuais problemas ou danos que possam decorrer da utilização imprópria do imóvel).

Esta disponibilidade, por parte dos potenciais inquilinos, pode ser demonstrativa do desejo de cuidar bem do imóvel e ajuda na avaliação da questão financeira.





No Comments

Add Comment