Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

As 5 estratégias do delinqüente profissional para não pagar o aluguel



Antes de alugar seus imóveis, os proprietários devem ficar atentos a alguns padrões de comportamento preocupantes, que sugerem que o inquilino pode não ser confiável o bastante para pagar o aluguel em dia. Para se precaver e evitar esse tipo de situação, a seguir estão listadas as 5 estratégias comuns de locatários que não cumprem com o combinado.

 

 

1. São contrários a assinatura de um contrato

O contrato de locação é um documento muito importante, pois destaca quais são os direitos e deveres das duas partes, o proprietário e o inquilino. Em caso de possíveis disputas ou divergências de opinião, esse contrato funciona como uma ferramenta para se chegar a um consenso e resolver a questão de forma mais rápida e clara.

 

O inquilino mal-intencionado, contudo, é contra a assinatura do contrato, pois está ciente que sua inadimplência terá consequências mais imediatas, como uma ação de despejo, caso assine esse documento. Sem o contrato, por outro lado, o proprietário encontra mais obstáculos para tirar de seu imóvel um locatário que não paga o aluguel.

 

2. Não oferecem fiador ou seguro-fiança

É relativamente comum que um inquilino em potencial não possa oferecer um fiador, como nos casos em que o indivíduo acabou de se mudar para uma cidade e ainda não conhece muitas pessoas. Portanto, para se resguardar, o proprietário pode solicitar outro tipo de garantia, o seguro-fiança. Esse seguro funciona através da contratação de uma apólice de seguro, na qual o inquilino é garantido pela seguradora, e o proprietário é o beneficiário. Geralmente, esse seguro tem um valor de 2 a 3 aluguéis. Já prevendo que será inadimplente, o inquilino pouco confiável sempre inventa desculpas para não oferecer fiador e seguro-fiança.

 

3. Não gostam de ter uma imobiliária na função de intermediário

Novamente, os inquilinos mal-intencionados em não pagar o que devem tentam tornar o processo de locação o mais informal possível. Isso significa que eles não são favoráveis ao envolvimento de uma imobiliária, pois esses agentes costumam exigir documentos como a comprovação da renda, por exemplo. Desse modo, ao se deparar com um locatário em potencial que se nega a firmar negócio por meio de uma imobiliária, o proprietário já deve ligar um sinal de alerta, pois o intermédio da imobiliária é favorável a ambas as partes quando as mesmas estão dispostas a cumprir com o acordado.

 

4. Inventam diversas desculpas para justificar atrasos no pagamento

Todos sabem que imprevistos acontecem, e por isso até mesmo um inquilino responsável pode estar sujeito a atrasar o aluguel uma vez que seja. No entanto, os inquilinos aproveitadores são aqueles que estão sempre com uma desculpa diferente para justificar o não pagamento do aluguel. Portanto, quando essas desculpas se repetem duas, três vezes, o proprietário precisa ficar atento e procurar auxílio legal sobre como proceder. O contrato de locação e o intermédio da imobiliária são importantes nessas horas para facilitar o processo.

 

5. Não respondem ou demoram demais a responder emails e mensagens

No geral, é necessário que exista um canal de diálogo aberto entre o inquilino e o proprietário, seja para avisar sobre eventuais manutenções que precisam ser feitas ou para renegociar o valor do aluguel com o passar dos anos. Porém, os inquilinos mal-intencionados são difíceis de serem encontrados, pois não respondem a emails e mensagens. Essa é uma estratégia utilizada para evitar as cobranças, pois quanto mais complicado é encontrá-lo, mais tempo o inquilino consegue atrasar suas pendências financeiras sem sofrer as consequências disso.





No Comments

Add Comment