Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Alugar ou comprar? É melhor opção para alugar



A escolha entre alugar e comprar nem sempre é simples, pelo que vale a pena saber quais as vantagens e desvantagens de cada uma destas opções. Venha saber qual é a melhor opção para si.

A casa é um dos aspetos mais importantes da vida de uma pessoa e, por isso, saber se deve optar pela compra ou pelo arrendamento de um imóvel é de máxima importância para muitas pessoas.

Uma análise portuguesa desta situação, em algumas épocas passadas, tenderia, de forma imediata, para a aquisição do imóvel. Ainda assim, a mudança das estruturas sociais, culturais e económicas, fez com que o arrendamento se tornasse novamente uma opção válida para muitas das pessoas que procuram habitação para residir.

Apesar destas circunstâncias, evidentemente motivadas, também, pela crise económica; a verdade é que, hoje, com a melhoria da economia nacional, as pessoas voltaram a questionar qual é a sua melhor opção: se devem, portanto, alugar a casa ou, em vez disso, comprá-la.

 

 

Se esta é uma das questões que também está na sua mente, o melhor é mesmo conhecer os melhores e os piores cenários da compra e do arrendamento de produtos imobiliários, para decidir se deve comprar ou alugar a sua casa.

Venha saber mais sobre esta questão

 

1. Comprar casa: quais são as vantagens e as desvantagens

A compra de um imóvel tem vantagens e desvantagens e, antes de se decidir por esta opção, é muito importante que as conheça.

Quando opta por comprar casa, terá vantagens evidentes. Para começar, a compra de um imóvel trata-se, sempre, de um investimento em património. Desta forma, estará a investir num produto cujo valor é bastante elevado e que lhe dará uma grande liberdade de decisão.

Uma casa comprada não carece de permissão por parte de terceiros para que possa fazer obras ou renovações nem necessitará de permissões para a sua decoração, independentemente de tudo isto implicar a alteração na malha estrutural da casa interiormente ou de fazer furos nas suas paredes.

Além do mais, a possibilidade de negociar a casa comprada poderá permitir que consiga algum lucro no momento de vendê-la, sendo que, caso aproveite o mercado em crescimento, poderá conseguir valorizá-la e vender por um preço superior ao investido.

Existem, no entanto, também algumas desvantagens na compra de um imóvel. Aqui, não podem ser esquecidas as responsabilidades, nomeadamente no que diz respeito ao pagamento das tributações devidas.

Impostos diversos e pagamentos – tais como o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ou o condomínio – fazem parte das responsabilidades dos proprietários.

Além disso, quando compra uma casa, nada garante que a alteração da região em que se encontra não fará com que a mesma venha a desvalorizar. Isto pode acontecer por situações diversas como, por exemplo, a construção de um bairro social nas proximidades.

Outra desvantagem da compra de casa são os custos relativos aos seguros e às comissões, bem como a necessidade de recorrer a créditos ou de fazer um avultado gasto imediato.

 

2. Alugar uma casa: as vantagens e as desvantagens

O aluguer ou arrendamento também tem vantagens e desvantagens, apesar de esta ser, neste momento, uma das opções preferenciais para muitas pessoas.

As grandes vantagens do aluguer começam pelo facto de permitirem que pessoas com ganhos menos elevados e menos valor imediato disponível consigam encontrar uma habitação com condições para a sua vida.

Além disso, hoje em dia, muitas pessoas preferem arrendar a comprar pela própria dinâmica do mundo, muito mutável e flexível, que várias vezes exige mudanças frequentes de cidade ou mesmo de país, devido à instabilidade do mercado laboral. Um arrendamento permite, sempre, mudanças mais rápidas e com menos preocupações.

Outra das grandes vantagens do arrendamento reside na forma como o inquilino evita preocupações com taxas e impostos, já que estes cabem, por norma, ao senhorio. Assim, pagamentos como o IMI ou o condomínio não farão parte das suas obrigações.

A maior desvantagem do arrendamento é a necessidade de autorização do senhorio para as alterações que possa querer realizar na habitação.





No Comments

Add Comment