Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

5 riscos para um proprietário de casas



Arrendar uma casa pode ter muitas vantagens mas as desvantagens e os riscos também existem. Assim, se está a pensar arrendar uma propriedade, é importante que conheça os 5 riscos para um proprietário de casas.

 

 

Não existem dúvidas sobre o facto de o arrendamento ser um negócio (cada vez mais) viável e que pode trazer bons rendimentos aos proprietários.

Não só o mercado está com condições favoráveis, motivadas pelos apoios governamentais em projetos como a reabilitação urbana ou a renda acessível, como a grande procura nas regiões mais centrais e urbanas tem feito com que os preços se tornem mais favoráveis para os senhorios.

Ainda que todo este contexto ofereça condições positivas para que arrende a sua habitação, um proprietário deve avançar para este processo completamente informado.

Além de conhecer profundamente toda a legislação, as suas obrigações e a melhor forma de realizar um contrato de arrendamento, deve também haver uma consciência profunda sobre os riscos para um proprietário de casas. Esta consciência poderá ajudar a que o futuro senhorio se prepare para o pior e consiga dar resposta positiva perante as situações, caso estas se manifestem.

Venha conhecer 5 riscos para um proprietário de casas.

 

1. Deparar-se com um inquilino incumpridor

Ainda que fosse desejável que apenas acontecessem boas experiências quando se arrenda uma casa, a verdade é que não é incomum que aconteça ao senhorio cruzar-se com inquilinos incumpridores e inadimplentes.

Muitas vezes, o não pagamento da renda pode não estar relacionado com uma má vontade por parte do habitante mas com alterações na sua vida que o motivem, como a morte de um dos elementos do agregado familiar ou o desemprego inesperado.

Uma boa forma de tentar colmatar este risco e que, apesar de não ser infalível, reduz muito a probabilidade de que aconteça, será pedir garantias ao inquilino (como um fiador) e verificar antecedentes financeiros e de arrendamento (comprovativos de rendimento e contacto de antigos senhorios).

 

2. Longos períodos com a casa vaga

Não é algo que costume acontecer, principalmente em grandes centros mas, ainda assim, é um risco potencial e que deve, por isso, ser referido.

Quando é dono de uma habitação e quer arrendá-la, pode correr o risco de a ter durante longos períodos sem ninguém.

Quando a casa fica vaga durante muito tempo, não só tende a deteriorar-se mais como não cumpre a sua finalidade de gerar rendimento.

 

3. Mudanças no contexto económico

As mudanças no contexto económico podem afetar os proprietários de várias maneiras.

Por um lado, pode acontecer que, por alguma razão – como uma crise, por exemplo – o mercado do arrendamento desvalorize, passando a ser menos rentável.

Por outro, pode afetar as pessoas que arrendaram a casa e motivar, por isso, cenários de incumprimento que, de outra forma, não viriam a acontecer.

O aparecimento de novas normas e/ ou impostos é também um risco relacionado com o contexto económico.

 

4. Necessidade de manutenção inesperada

Uma casa tem sempre elementos que podem estragar-se, avariar ou necessitar de obras.

Muitas vezes, os proprietários de habitações veem-se nesta situação em momentos menos apropriados e nos quais o investimento pode apresentar alguma complexidade.

Se arrendar a sua casa, tenha sempre alguns fundos de reserva, caso precise de realizar alguma intervenção de emergência na casa.

 

5. Degradação e falta de cuidado

Por fim, um risco muitas vezes mencionado por quem arrenda casas é o de que os seus inquilinos não tiveram o devido cuidado com a habitação, causando danos na mesma, que exigem a sua recuperação no final do contrato.

Esta situação pode ser ligeiramente acautelada se pedir, no momento da primeira renda, uma caução, visto que este valor só será devolvido no caso de a propriedade se encontrar em bom estado.





No Comments

Add Comment